domingo, 20 de março de 2011

Reportagem

Música para aprender e se divertir
(Preparação para o coral do Colégio Estadual Leoplodo dos Reis)
Projeto realizado no Colégio Estadual Leopoldo do Reis.
Turno: Noturno

O Projeto Vamos Cantar é uma iniciativa cultural através da qual nós, professores procuramos experimentar as mais variadas formas de linguagem textual, combinadas aos mais tradicionais ou contemporâneos estilos de música. Trabalhando com entusiasmo, nós professores encontramos então a mistura ideal desses elementos capazes estimularem a criatividade de seleção de músicas que integram o projeto, é claro, parte da timidez do anonimato, mas é bem audaciosa pela qualidade claramente perceptível das letras.
A iniciação musical na Educação estimula áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Além, é claro, de ser um grande barato!
Música           para    quê?
(Participantes do coral, muito bem produzidas)
Realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de aprendizagem e ao raciocínio matemático. "A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral. É como se tornássemos o nosso 'hardware' mais poderoso" diz a professora Patrícia Cerqueira idealizadora do projeto. Essas áreas se interligam e se influenciam.  Quanto mais cedo à escola começar o trabalho, melhor. "Essa linguagem, embora antes fosse mais comum, faz parte de cultura dos alunos por causa das canções e da forma divertida e descontraída de cantar.
O pouco que ainda resta abre uma oportunidade para o trabalho na escola."
Se nós sabemos que a linguagem musical é importante para os alunos, porque ter medo? Se acha desafinado, não toca um instrumento e não sabe por onde começar, os pesquisadores da área procuram desfazer o mito de que é difícil ensinar música para nossos alunos sem ser músico. "Não é complicado, só trabalhoso. Não se espera que o professor de música seja um músico, “assim como não se imagina que o alfabetizador é um grande escritor”, enfatiza Maria Lúcia professora do colégio.
Para aprender coisas novas é necessário enfrentar a barreira do medo e quebrar o paradigma do dom. "Se você não é muito afinado, não faz mal, pois o importante         é          querer                        cantar.
Se não há o amparo da rede de ensino, não desanime. "Aventure-se um pouco", defende Hélio Cardoso também professor do colégio do turno Matutino.
Entre as linguagens artísticas, a música é uma das mais acessíveis e presentes no cotidiano dos alunos. A escola, no entanto, tem um papel muito importante no contato dos alunos com esse tipo de manifestação cultural. A ela, cabe garantir que se tome consciência dos elementos que fazem parte da linguagem musical, ou seja, conteúdos de uma iniciação à música. Avaliação

Não espere uma coordenação rítmica exata nas atividades, mas a compreensão das letras das músicas. O mais importante é proporcionar a experiência de fazer música e compartilhá-la com os amigos em momentos de alegria e sensibilidade.
Para aprender música, não basta estudar a teoria. Colocar os olhos ou, nesse caso, os ouvidos no processo vivido pelos alunos pode ser tão ou mais importante que o resultado.
( Alunas ,cantoras, do colégio)

Um comentário:

  1. Aproveito a visita para divulgar o blog www.mastigandoemsalvador.blogspor.com
    Um espaço onde você vai encontrar resenhas sobre aventuras gastronômicas e onde também pode compartilhar suas aventuras!
    Em breve sorteio para os seguidores soteropolitanos! abçs

    ResponderExcluir