quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Texto de Patrícia Cerqueira

Patrícia Lopes de Morais Cerqueira

Sabemos que uma das tentativas de se repensar a educação tem sido feita por intermédio da introdução do computador em escola. Uma vez que, diante dos avanços tecnológicos a escola foi uma área que demonstrou grande resistência devido a obediência ao modelo tradicional, e as mudanças não foram significativas.
Sendo assim concluímos que a utilização da informática na escola é mais um desafio que permeia a prática pedagógica dos professores diante da sua utilização.
Muitas escolas ainda possuem um quadro de professores e funcionários despreparados para utilizar novos recursos. Como exemplo pode-se citar as nossas escolas que recebem equipamentos computacionais do governo, mas não possuem pessoal treinado para utilizá-los.
A falta de treinamento, agravada pela rápida obsolescência dos equipamentos computacionais provoca um grande prejuízo para a sociedade uma vez que, mesmo os poucos recursos que são investidos na melhoria do ensino da rede pública, muita vezes, são desperdiçados. Este projeto tem por objetivo resgatar a questão envolvendo a reciclagem e a capacitação docente.
Além de propor a integração dos alunos do colégio no mundo da informática.
Software é o conjunto de instruções responsáveis por fazer seu PC funcionar! Podemos exemplificar da seguinte forma, o seu corpo é o hardware, seus pensamentos o software, eles dão a ordem e o seu corpo executa.
Funciona mais ou menos assim.

Estudando o módulo aprendi que um sistema operacional (SO) é um conjunto de programas e rotinas computacionais que têm como objetivo criar uma camada de abstração entre o usuário e o hardware.
O sistema operacional é um gerenciador de recursos que abstrai ao usuário toda a complexidade de funcionamento do hardware. Ele é responsável por controlar quais aplicações podem ser executadas, quando os recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados, o sistema de arquivos, entre outras tarefas.
Existem vários sistemas operacionais, entre eles os mais utilizados em computadores domésticos são o Microsoft Windows, o Linux e o Mac OS.
Todo Software aplicados à educação trás de forma implícita na sua concepção os conceitos de ensino e aprendizagem e conhecimento de quem criou.
Na sala de aula inicialmente procuro trabalhar com um Software que atenda aos interesses da minha proposta pedagógica. Não deixando de relacionar a faixa etária dos meus alunos, visando a interatividade, interdisciplinaridade para melhor atender as necessidades dos alunos.
Ou seja, sempre tem que estar relacionado com o projeto pedagógico de cada professor Buscando envolver a interdisciplinaridade.
Software (Microsoft Windows ) como os de tabuadas, Gráfica,planilha de cálculos, musical, editor de texto entre outros atendem a disciplina que leciono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário