domingo, 20 de março de 2011

Reportagem

Música para aprender e se divertir
(Preparação para o coral do Colégio Estadual Leoplodo dos Reis)
Projeto realizado no Colégio Estadual Leopoldo do Reis.
Turno: Noturno

O Projeto Vamos Cantar é uma iniciativa cultural através da qual nós, professores procuramos experimentar as mais variadas formas de linguagem textual, combinadas aos mais tradicionais ou contemporâneos estilos de música. Trabalhando com entusiasmo, nós professores encontramos então a mistura ideal desses elementos capazes estimularem a criatividade de seleção de músicas que integram o projeto, é claro, parte da timidez do anonimato, mas é bem audaciosa pela qualidade claramente perceptível das letras.
A iniciação musical na Educação estimula áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Além, é claro, de ser um grande barato!
Música           para    quê?
(Participantes do coral, muito bem produzidas)
Realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de aprendizagem e ao raciocínio matemático. "A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral. É como se tornássemos o nosso 'hardware' mais poderoso" diz a professora Patrícia Cerqueira idealizadora do projeto. Essas áreas se interligam e se influenciam.  Quanto mais cedo à escola começar o trabalho, melhor. "Essa linguagem, embora antes fosse mais comum, faz parte de cultura dos alunos por causa das canções e da forma divertida e descontraída de cantar.
O pouco que ainda resta abre uma oportunidade para o trabalho na escola."
Se nós sabemos que a linguagem musical é importante para os alunos, porque ter medo? Se acha desafinado, não toca um instrumento e não sabe por onde começar, os pesquisadores da área procuram desfazer o mito de que é difícil ensinar música para nossos alunos sem ser músico. "Não é complicado, só trabalhoso. Não se espera que o professor de música seja um músico, “assim como não se imagina que o alfabetizador é um grande escritor”, enfatiza Maria Lúcia professora do colégio.
Para aprender coisas novas é necessário enfrentar a barreira do medo e quebrar o paradigma do dom. "Se você não é muito afinado, não faz mal, pois o importante         é          querer                        cantar.
Se não há o amparo da rede de ensino, não desanime. "Aventure-se um pouco", defende Hélio Cardoso também professor do colégio do turno Matutino.
Entre as linguagens artísticas, a música é uma das mais acessíveis e presentes no cotidiano dos alunos. A escola, no entanto, tem um papel muito importante no contato dos alunos com esse tipo de manifestação cultural. A ela, cabe garantir que se tome consciência dos elementos que fazem parte da linguagem musical, ou seja, conteúdos de uma iniciação à música. Avaliação

Não espere uma coordenação rítmica exata nas atividades, mas a compreensão das letras das músicas. O mais importante é proporcionar a experiência de fazer música e compartilhá-la com os amigos em momentos de alegria e sensibilidade.
Para aprender música, não basta estudar a teoria. Colocar os olhos ou, nesse caso, os ouvidos no processo vivido pelos alunos pode ser tão ou mais importante que o resultado.
( Alunas ,cantoras, do colégio)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Texto de Patrícia Cerqueira

Patrícia Lopes de Morais Cerqueira

Sabemos que uma das tentativas de se repensar a educação tem sido feita por intermédio da introdução do computador em escola. Uma vez que, diante dos avanços tecnológicos a escola foi uma área que demonstrou grande resistência devido a obediência ao modelo tradicional, e as mudanças não foram significativas.
Sendo assim concluímos que a utilização da informática na escola é mais um desafio que permeia a prática pedagógica dos professores diante da sua utilização.
Muitas escolas ainda possuem um quadro de professores e funcionários despreparados para utilizar novos recursos. Como exemplo pode-se citar as nossas escolas que recebem equipamentos computacionais do governo, mas não possuem pessoal treinado para utilizá-los.
A falta de treinamento, agravada pela rápida obsolescência dos equipamentos computacionais provoca um grande prejuízo para a sociedade uma vez que, mesmo os poucos recursos que são investidos na melhoria do ensino da rede pública, muita vezes, são desperdiçados. Este projeto tem por objetivo resgatar a questão envolvendo a reciclagem e a capacitação docente.
Além de propor a integração dos alunos do colégio no mundo da informática.
Software é o conjunto de instruções responsáveis por fazer seu PC funcionar! Podemos exemplificar da seguinte forma, o seu corpo é o hardware, seus pensamentos o software, eles dão a ordem e o seu corpo executa.
Funciona mais ou menos assim.

Estudando o módulo aprendi que um sistema operacional (SO) é um conjunto de programas e rotinas computacionais que têm como objetivo criar uma camada de abstração entre o usuário e o hardware.
O sistema operacional é um gerenciador de recursos que abstrai ao usuário toda a complexidade de funcionamento do hardware. Ele é responsável por controlar quais aplicações podem ser executadas, quando os recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados, o sistema de arquivos, entre outras tarefas.
Existem vários sistemas operacionais, entre eles os mais utilizados em computadores domésticos são o Microsoft Windows, o Linux e o Mac OS.
Todo Software aplicados à educação trás de forma implícita na sua concepção os conceitos de ensino e aprendizagem e conhecimento de quem criou.
Na sala de aula inicialmente procuro trabalhar com um Software que atenda aos interesses da minha proposta pedagógica. Não deixando de relacionar a faixa etária dos meus alunos, visando a interatividade, interdisciplinaridade para melhor atender as necessidades dos alunos.
Ou seja, sempre tem que estar relacionado com o projeto pedagógico de cada professor Buscando envolver a interdisciplinaridade.
Software (Microsoft Windows ) como os de tabuadas, Gráfica,planilha de cálculos, musical, editor de texto entre outros atendem a disciplina que leciono.

domingo, 9 de janeiro de 2011

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Aquarela

Matemática e as Novas Tecnologias da Informática

A informática e a educação estão cada vez mais unidas. Por esse motivo o educador não pode ficar despreparado, pois todo professor tem a responsabilidade junto à sociedade e a ele mesmo, de estar sempre atualizado. A preparação e formação do educador têm de trazer ao campo educacional a contribuição que tal proposta o impõe.
Conhecer a educação e a informática é a primeira forma de buscar a garantia da qualidade dessa união.